sr.estarnohospital00.jpg

estar no hospital

newsletter #01

 
eh.01.pic.jpg

estar v. No interior de uma instituição hospitalar, com uma estrutura determinada e diversos intervenientes, encontramos uma sucessão de utilizadores em que o Doente é o ponto de convergência de um conjunto de relações.

no cont. A urgência de tratamento transforma o doente num utente assíduo do que chamamos “espaço público/espaço coletivo” hospitalar, onde vai cumprir uma série de ações, que necessitam ser realizadas com facilidade e a funcionalidade espacial não pode constituir um obstáculo, mas antes acolhê-lo e prepará-lo para o tratamento.

hospital n.m. Em simultâneo, o hospital tem vários tipos de utilizadores que necessitam de uma constituição específica do espaço para consumar as suas atividades que, naturalmente não tem as mesmas particularidades do espaço ocupado ou utilizado pelo doente.

 

The Effect in sickness of beautiful objects, of variety of objects, and especially of brilliancy of colour is hardly at all appreciated. (…) People say the effect is only on the mind. It is no such thing. The effect is on the body, too. Little as we know about the way in which we are affected by form, by colour, and light we do know this, that they have an actual physical effect. Variety of form and brilliancy of colour in the objects presented to patients are actual mean of recovery.

Florence Nightingale, 1859

porquê?

Algumas pesquisas (Carpman & Grant, 1993) concluíram que projetos com a preocupação de criar ambientes hospitalares saudáveis, obtiveram benefícios no processo de cura e recuperação, estando estes resultados relacionados com a redução do stress, da pressão arterial, tensão muscular e fortalecimento do sistema imunitário.

O estudo de Minckley em 1968 concluiu que eram requisitados e dispensados mais analgésicos a doentes em ambientes ruidosos. Wilson em 1972 chegou à conclusão de que o delírio pós-operatório era duas vezes superior nas unidades de cuidados intensivos sem janelas, e em 1996 Beauchemin e Hays concluíram que a estadia hospitalar era reduzida para os doentes que ficavam em quartos com exposição solar.

Os projetos de investigação que levaram à criação do Sanatório de Paimio, de Alvar Aalto, na Finlândia, mostraram que o conforto dos doentes e dos funcionários hospitalares podia aumentar através do uso de tons quentes e calmos.

como?

1. wayfinding
sistemas de orientação integrados

2. SOS
resolução de conflitos espaciais para novos comportamentos

3. place making
valorização de elementos marcantes do espaço contribuindo para a identidade do lugar

4. art & wellbeing
programa de arte integrado

5. information design
serviço público + design = informação descomplicada

6. branding
ADN visual

7. marketing communication
comunicação coerente = conexão


Consegue encontrar conforto quando usa um espaço hospitalar? Como?

Responda para sofiarato@sofiarato.com


#01 | setembro 2021 | editado por SR Design: Teresa Calisto e Sofia Rato | sofiarato.com | sofiarato@sofiarato.com